top of page

Outros materiais

Aqui você encontrará materiais muito interessantes produzidos por pessoas engajadas na APS do Brasil e do mundo

ARES

 

O Acervo de Recursos Educacionais em Saúde - ARES é o repositório digital da UNA-SUS onde são armazenados e ficam disponíveis para consulta os recursos educacionais utilizados pelas instituições que compõem a Rede, em suas ofertas de cursos. É um acervo público, com materiais em diversos formatos, alimentado de forma colaborativa e de acesso livre pela internet.

Multiplica

 

Método de ensino teórico para Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFCs) desenvolvido pelo PRMFC da SMS-Rio que utiliza técnicas de problematização e dramatização no formato de oficinas como aprendizagem ativa.

Todas as apostilas foram disponibilizadas para a ALASF e encontram-se na respectiva pasta do nosso Repositório.

Cartão Babel

 

Este cartão contém instrumentos de avaliação em saúde mental na Atenção Primária à Saúde, incluindo instrumentos de triagem de transtornos do humor, transtornos ansiosos, avaliação do risco de suicídio, demência, álcool e tabaco. Apresenta também roteiros de consulta e levantamento de casos a serem discutidos nos espaços de apoio matricial em saúde mental.

Aulas de MFC e APS da UFOP e UFMG

 

O professor Leonardo Savassi disponibiliza em seu site as aulas que ministra nas disciplinas de "Medicina de Família e Comunidade" da UFOP e "Introdução à Atenção Primária à Saúde" da UFMG.

 

Livros do CNS

 

Publicações do CNS para os interessados em conhecer mais sobre a política de controle social no Brasil. Elas podem ser agrupadas em manuais técnicos (com informações sobre legislação e procedimentos); textos de referência (com diretrizes para ações e programas de gestão); e publicações avulsas.

Marco para Ação em
Educação Interprofissional
e Prática Colaborativa

O documento de 2010 enfatiza a situação da colaboração interprofissional no mundo, identifica os mecanismos que resultam no trabalho em equipe colaborativo bem-sucedido e delineia uma série de itens para a ação que os formuladores de políticas podem aplicar em seu sistema de saúde local. O objetivo é fornecer estratégias e ideias.

Rede c@ps

 

O projeto visa a colaborar com o processo de expansão e o entrelaçamento da Rede através do compartilhamento de materiais de leitura, vídeos, divulgação de cursos e eventos e apoio na localização de locais de atenção.

Cartilha sobre Ligas Acadêmicas

 

Produzida pela Coordenação Científica da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina, a cartilha oferece informações acerca de conceitos, história e regulamentação de Ligas Acadêmicas. Tem objetivo de torná-las um instrumento para melhor formação de médicos competentes, humanizados e socialmente responsáveis, capazes de atuar com ética, nos diferentes níveis de atenção, como promotores da saúde integral do ser humano.

Coleção Guias de Referência Rápida da SMS-RJ

Tratam-se de guias que resumem as recomendações da Superintendência de Atenção Primária (S/SUBPAV/SAP), construído a partir do conteúdo disponibilizado pelo NICE (National Institute for Health and Clinical Excellence, NHS – Reino Unido) e adaptado para a realidade brasileira e carioca por profissionais que trabalham diretamente na Atenção Primária à Saúde (APS).
Os documentos representam o posicionamento da S/SUBPAV/SAP e tem a função de orientar a assistência clínica nas unidades de APS na cidade do Rio de Janeiro.

saps logo.jpg

Biblioteca da SAPS

Todos os números dos cadernos de Atenção Básica, edições da Revista Brasileira Saúde da Família e outras publicações do Ministério da Saúde relacionadas à APS podem ser encontradas aqui.

radis logo.png

Revista Radis

A revista é fruto de um programa nacional e permanente de jornalismo crítico e independente em saúde pública, iniciado em 1982, na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp). Os objetivos do projeto original estavam nas iniciais do próprio nome: reunião, análise e difusão de informação sobre saúde, que inovava também por adotar um conceito ampliado de saúde, incluindo qualidade e condições de vida. Em 2002, o programa reuniu todo o acervo de suas publicações e lançou a Revista Radis. Hoje, a publicação é enviada para mais de 70 mil assinantes em todos os municípios do país. Sua assinatura é gratuita, em sintonia com o princípio constitucional de que "saúde é direito de todos e dever do Estado".

Sabe de mais algum material interessante?

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page